Mesmo em uma boa fala sempre podem existir perguntas por parte dos ouvintes, seja em uma reunião de negócios ou em uma apresentação.

É claro que o seu discurso é extremamente importante, mas se você não estiver preparado para lidar com as perguntas dos seus ouvintes tudo pode cair por água abaixo.

Por isso, no post de hoje vamos compartilhar com vocês 5 dicas poderosíssimas de perguntas e respostas de um dos maiores oradores da história: Dale Carnegie.

1. PREPARE-SE

Mesmo antes da palestra é possível se preparar. Para isso você deve acionar todo o seu conhecimento sobre o assunto que será tratado. Pegue uma folha e por meia hora tente escrever o maior número de perguntas possíveis a respeito do seu tema. NÃO CONSULTE NADA, apenas o seu cérebro, para elaborar as perguntas. O mesmo vale na hora de respondê-las. Só depois que tiver esgotado suas energias é que você deve consultar outra fonte.

2.  DURANTE A SUA FALA

Dependendo da situação (conversa informal, apresentação pessoal ou em evento), é normal que alguns dos seus ouvintes façam perguntas durante o seu discurso. Para lidar com isso você pode optar por duas alternativas:

a. Tire completamente a dúvida
b. Fale superficialmente sobre o tema e diga: “Isso será abordado mais a frente”

3.  A SESSÃO TEM HORA MARCADA

A sessão de perguntas e respostas tem hora marcada! Diga aos seus ouvintes logo no início quando ela acontecerá, assim eles podem se preparar para isso.

4.  SEJA CONCISO          

O ideal seria que todas as perguntas fossem respondidas, mas sabemos que isso não é possível. Tente não demorar nas respostas, se você identificar que a pergunta “dá pano pra manga” sugira continuar a conversa com a pessoa após o término do evento ou por e-mail.

5.  NÃO PULE PERGUNTAS DIFÍCEIS

A pior decisão que você pode tomar é ignorar uma pergunta difícil. Nessa horas o que se deve fazer é pedir para que a pessoa reformule a pergunta de um modo que você possa compreender e respondê-la. Porém, se você não souber a resposta assuma isto, seus ouvintes não irão repreendê-lo. Diga que você estudará sobre o assunto e dará uma explicação a todos por e-mail. Ainda, se achar que convém, e que alguém na plateia pode responder sua pergunta, jogue-a de volta para seus ouvintes.

Quando seu tempo acabar tente terminar de responder a pergunta e deixe seus contatos abertos para os ouvintes.

Esperamos que essas dicas te ajudem a solucionar dúvidas em reuniões ou em apresentações.

Mas antes de terminar, alguém tem mais alguma pergunta?

 


Receba conteúdo diretamente no seu e-mail: