Em um post anterior já falamos um pouquinho da importância do visual para que a sua apresentação tenha mais impacto. Para dar continuidade ao assunto, hoje traremos 5 dicas para ter nota 10 nesse quesito.

1.    Os Slides

As telas de uma apresentação devem estar equilibradas de forma que o texto e as imagens tragam um conforto visual a quem está vendo. Por isso é importante se atentar ao alinhamento dos textos e a disposição de todos os elementos visuais no slide. Uma ferramenta que pode te auxiliar com esse objetivo são as grades disponíveis no PowerPoint. Elas permitem que você consiga alinhar corretamente o texto.

Para utilizar essas grades você deve abrir o seu PowerPoint, no menu principal clicar em “Visualizar” e deixar marcada a opção “Guias”. Pronto, imediatamente uma cruz pontilhada aparecerá dividindo a sua tela em 4. Essas são as grades que citamos.

2.    “Ai, quanto texto!”

Quando falamos em apelo visual é inevitável pensarmos nos “bullet points”. Afinal, quantas apresentações já não assistimos que tinham várias dessas bolinhas para marcação de texto, que na verdade de marcação não havia nada, uma vez que os textos ocupavam toda a tela!

Os bullet points são aliados, se usados corretamente. O ideal é que sejam utilizados para a marcação dos tópicos que irá abordar na fala, ou seja, acompanhados apenas de palavras-chave e não de longos textos. Além disso, o exagero desse recurso em uma mesma tela pode dar cansar o espectador mesmo antes de abordar cada um dos assuntos. Por isso, vale a pena usar do recurso, mas sem abusos!

3.Que que tá escrito ali?”

No que se refere ao texto, um aspecto a ser observado é o tamanho das fontes utilizadas. De nada adianta colocar palavras-chave e que irão auxiliar no desenvolver da apresentação se o tamanho da fonte não estiver adequado. Se o texto estiver em tamanho muito pequeno, por exemplo, pode causar um incômodo em que as pessoas ficarão tentando entender o que está escrito. E é muito comum que alguns expectadores anotem alguns pontos explicitados nas telas. Por isso, muita atenção e bom senso na hora de escolher o tamanho das fontes.

4.“Acho que esse é o looping mais rápido do mundo!”

Animação é um efeito visual que traz um “must” na apresentação e além de propiciar uma maior dinamicidade se for utilizada de forma sensata. Vale lembrar que a intenção é prender a atenção de quem está te ouvindo e não causar a sensação de que a pessoa esta em uma monha russa à beira de ter náuseas.

5.    Quem conta um conto aumenta um ponto

Você pode estar se perguntando: mas e se a apresentação for extremamente analítica, com bastante gráficos e dados?! A dica nessas situações é: solte a imaginação! Fazer um gráfico de uma forma diferente e criativa pode agregar muito no desenrolar do assunto, pois contrasta com a mesmice a que as pessoas estão acostumadas. Além disso, é muito mais interessante contar a história que envolve esses números do que falar dos números por si só.

Essas são algumas das dicas visuais. Não esqueça de que tudo isso pode ser usado a favor do apresentador, mas deve ser usado de forma consciente e adequada.

Nos próximos posts daremos outras dicas importantes e até mesmo tutoriais para você trazer ainda mais impacto pra sua apresentação! 😉

 


Receba conteúdo diretamente no seu e-mail: