A comunicação audiovisual é responsável por grande parte das mensagens que o nosso cérebro decodifica e por isso, quando fazemos uma apresentação o visual deve ser bem pensado e produzido.

 Atalhos de pensamento

Um dos benefícios que o apelo visual pode trazer a uma apresentação é o atalho de pensamento. Quando colocamos uma determinada imagem na tela, associar o conteúdo a essa imagem pode funcionar como um atalho e facilitar o entendimento. O organograma de uma empresa, por exemplo, pode ser colocado de forma visual ao invés de ser explicado de forma descritiva.

 O devaneio da plateia

Quando falamos apenas sobre um determinado assunto ou objeto sem atrelar ao visual pode ser que os resultados pensados sejam os mais diversos. Por exemplo, quando falamos sobre um cachorro sem de fato mostrar a imagem desse cachorro, eu irei pensar em um que seja pequeno e todo branco, pode ser que você pense em um de maior porte ou de uma raça diferente e um terceiro espectador pense em um cachorro totalmente diferente. Isso acontece porque cada um pensa na imagem de cachorro do seu repertório, aquele que mais lhe agrada. Ou seja, a mensagem fica no subjetivo. Uma vez que eu coloco na apresentação a imagem do cachorro do qual estou falando evita-se esse tipo de divergência. Isso ajuda que a mensagem seja entendida da forma como o apresentador quiser.

 Próxima imagem: gere atenção e expectativa

Além disso, as imagens trazem um diferencial às apresentações e com isso a dinâmica pode ser maior, uma vez que as pessoas captam o visual de forma imediata trazendo uma expectativa com relação ao que virá na tela seguinte.

Como consequência dos benefícios citados anteriormente temos a atenção, pois uma vez que naturalmente o visual nos chama mais atenção e gera uma expectativa pelo que virá a seguir, a plateia estará mais atento à explanação do apresentador.

 

Tudo isso faz com que a sua apresentação fique ainda mais atraente ao seu público. Gostou?! Nos próximos posts falaremos um pouquinho dos elementos visuais que uma apresentação pode ter para ajudar em seu sucesso. Por isso, fique atento! 😉

 


Receba conteúdo diretamente no seu e-mail: