Um dos maiores erros que cometemos antes de uma apresentação ou reunião é praticar a autodepreciação!

Pensamos: “Não sou bom o suficiente para estar aqui.”, “Eles não vão gostar de mim.”, “Tenho medo do que eles possam pensar de mim…”.

PARE!

Seus ouvintes são como um animal feroz e faminto: detectam o medo de longe! O que você pensar de você mesmo, será o que transmitirá para a audiência e CONSEQUENTEMENTE será o que eles pensarão de você.

Apresentaremos aqui 03 dicas para te ajudar a combater a autodepreciação:

1 – Eles pediram para você falar

Pense bem, se você está aí em cima do palco ou comandando a reunião é porque as pessoas que estão a sua volta PEDIRAM para você falar. Eles querem ouví-lo! Portanto, fale! Em uma reunião se você a está comandando é porque você tem maestria para isso, em uma palestra se você a está dando é porque você tem know how sobre o assunto e muitas vezes as pessoas até PAGARAM para você falar, então dê o melhor de si!

2 – Autodepreciação: a imagem que você tem de si

Não se autodeprecie, a plateia sabe quando você está fazendo isso. Nunca comece dizendo por exemplo: “Eu não sou bom o bastante para estar aqui.”, alguns poderão concordar com a sua humildade, outros por outro lado, concordarão que você realmente não é bom para estar ali e não ouvirão seu discurso. Humildade não funciona nessas horas, você está ali porque é a melhor pessoa para a função.

3 – Pratique!

Pode parecer clichê falar isso, mas o medo surge por falta de autoconfiança e autoconfiaça só se conquista com a prática!

 

Gostou do post?

Veja também e amplie suas experiências: “Qual problema eu ajudo a resolver?” e “Qual é o elemento mais importante de uma apresentação?”.

 

Até a próxima e muitas apresentações de sucesso a você! 😉

 


Receba conteúdo diretamente no seu e-mail: