Qual é o elemento mais importante de uma apresentação? Apesar de o próprio apresentador ser peça chave e fundamental para a apresentação, ela não faria sentido se não houvesse uma AUDIÊNCIA.

E para que você de fato seja ouvido, alguns aspectos que envolvem o público têm de ser levados em conta.

Devemos sempre começar uma apresentação tendo em mente que a PLATEIA é a principal personagem, afinal, é pra ela que a mensagem da sua fala está sendo passada. Vamos abordar a seguir algumas perguntas para que você conheça melhor o seu espectador:

Quem estará presente nessa palestra/reunião? Qual é o perfil dessas pessoas?

Essa pergunta é importante para saber qual a postura deve ter durante a sua fala. Com esse aspecto conseguimos também adaptar a linguagem usada para a devida situação. Não falamos do mesmo jeito em uma conversa informal com o chefe da mesma maneira que fazemos a apresentação de um projeto para a empresa toda!

No que se refere ao aspecto visual da apresentação, detectar essas características é essencial para o impacto da mensagem! Uma apresentação mais informal permite uma linha criativa mais ousada, enquanto que uma mais formal se mantém com recursos mais tradicionais (sem se tornar chata e sem perder o impacto).

Reunião

Qual é a faixa etária dessas pessoas?

Quando falamos para crianças, por exemplo, os gatilhos mentais que temos que utilizar durante a nossa fala para aguçar o interesse delas são diferentes. Então é necessário usar outra abordagem! 

Elas têm conhecimento técnico do tópico da conversa?

Já dizia David Ogilvy: “comunicação não é o que você diz, é o que os outros entendem”. De nada adianta você tratar do assunto com termos super técnicos se as pessoas que estão te ouvindo não entenderem nadica de nada! E o contrário também é válido! Não vá falar de forma superficial com pessoas que são experts no assunto que eles logo pensarão que você este querendo “ensinar o padre a rezar” e isso pode acabar com a sua credibilidade.

Vou falar com a pessoa que toma decisões? Por quanto tempo a plateia estará me ouvindo?

No caso de um projeto, se a pessoa com quem você irá falar não é aquela que ao final da apresentação não vai assinar o contato, por vezes vale guardar algumas cartas na manga. Apresente argumentos que a deixem curiosa e interessada o bastante para que você consiga conversar com a pessoa que fechará o negócio. Assim você consegue despertar um interesse imediato, deixa a expectativa e consegue um maior impacto no final.

O tempo disponível é importantíssimo para o planejamento de uma boa apresentação. O seu cliente não ficará o dia inteiro esperando que você explique os benefícios que aquele projeto irá lhe trazer. E afinal de contas, ao final da reunião você quer sair com o contrato assinado, não é mesmo?!

Esperamos, com essas perguntas, ajudar a trazer ainda mais impacto pra sua apresentação! E fique de olho que em breve tem mais posts com super dicas para colocar em prática! 😉

 


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