Tudo o que acreditamos e compartilhamos em nossos círculos sociais são histórias sobre fatos, e são essas histórias que formam a nossa visão de mundo e repertório intelectual.

A Jornada do Herói é muito utilizada, tanto para roteirização de filmes, como para a venda de produtos e, por que não, em apresentações.

É por isso que no post de hoje vamos terminar de contar a você a incrível fórmula de Joseph Campbell, para contar histórias: A Jornada do Herói.

Vamos lá:

7. APROXIMAÇÃO DO OBJETIVO FINAL

É no ponto 7 que ocorre a preparação para uma grande mudança, o herói é testado com força máxima e assim ocorre a transformação que todos esperavam desde o começo.

Em uma apresentação utilizamos esse momento para enfatizar pontos de clímax em nossa história. Como quando você estava num emprego estável, mas largou tudo para realizar seus sonhos.

 8. PROVAÇÃO MÁXIMA

Aqui é onde encontramos a provação mais dura do herói. Se no item 7 ocorre a preparação par a mudança, no item 8 ocorre a tentativa de mudança. É onde o herói é testado em todos os níveis, afim de que saibamos se a mudança esperada, de fato, aconteceu.

Em sua história você pode enfatizar, por exemplo, quando você resolveu largar o emprego e todas as pessoas te desmotivaram a realizar esse sonho, por ser perigoso e incerto demais.

 9. CONQUISTA DA RECOMPENSA

Quando passa pelo clímax, logo vem a recompensa, e o herói desfruta dos benefícios de sua mudança e também das consequências desta.

Geralmente, conta-se nesta passagem os primeiros ganhos, por exemplo, com a implantação de um projeto, mas também se fala da dificuldade organizacional enfrentada para a implantação desta nova ideia.

 10. CAMINHO DE VOLTA

Prova-se novamente que o herói, realmente, mudou e está dedicado a seguir seus novos valores. A estrada de volta é uma longa jornada, e por isso é quando o herói se depara com a dúvida sobre sua mudança.

 11. A DEPURAÇÃO

A depuração é a ressurreição, é a aceitação da mudança, que promove a reflexão do antes e depois do herói.

Em seu discurso sobre como largou tudo e seguiu seus sonhos é onde comparamos o passado e o futuro, como você foi e a pessoa que você se tornou depois desta grande decisão.

12. RETORNO TRANSFORMADO

Voltar ao começo é encarar seus antigos hábitos e valores e mostrar ao amigos e familiares que ali está uma pessoa transformada. É o domínio sobre o retorno final, o encontro da solução que tanto se esperava.

Aqui, por exemplo, podemos contar como o problema de implantação do projeto foi resolvido e os benefícios de se ter encarado esta empreitada.

 

Para complementar o seu conhecimento sobre a Jornada do Herói separamos um vídeo que exemplifica os 12 passos:

A partir de hoje, quando for se apresentar sempre tente incorporar o seu discurso como uma grande história, lembre-se da Jornada do Herói para montar o seu roteiro e temos certeza de grandes apresentações virão.

 

Gostou? Quer compartilhar sua Jornada do Herói? Comenta aí! 😉

 


Receba conteúdo diretamente no seu e-mail: