Fazemos apresentações diariamente e muitas vezes não nos damos conta disso!
Quer comprovar?

Você faz apresentações quando:

  • Liga para um novo cliente
  • Está em uma reunião com seus funcionários, chefe ou sócio
  • Faz networking
  • Quer validar uma ideia ou projeto

Porém, quando fazemos apresentações precisamos de duas técnicas fundamentais para que as pessoas comprem nossas ideias! Afinal, toda apresentação tem por objetivo vender algo, seja uma ideia, conceito ou mudança de comportamento.

Mas você sabe como fazer com que seu público aposte no que você tem a dizer?

No post de hoje te ensinaremos duas técnicas para que você consiga de uma vez por todas a vender suas ideias!

1º Aponte um problema

Antes de estruturar sua apresentação você deve pensar: Qual problema ou desafio eu vou ajudar as pessoas a resolverem? O que eu pretendo conseguir?
Eu devo NECESSARIAMENTE em minha apresentação suprir a necessidade do meu público, eu não posso simplesmente falar da ideia do meu projeto, mas sim COMO essa ideia ajuda determinado setor da minha empresa, ou COMO essa ideia, por exemplo, pode mudar um mal hábito de alimentação das pessoas.

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2º Identifique o seu público com o problema

Ok, você já apontou o problema que vai resolver, mas como identificar o seu público com esse problema? Como identificá-lo verdadeiramente com àquela situação?

Vamos apresentar uma técnica que explica como podemos criar essa identificação.
Por exemplo: em uma palestra que fale sobre tabagismo, para identificarmos as pessoas com a problemática, devemos citar frases como:
– “Muito provavelmente você já tentou parar de fumar, mas não conseguiu”
– “Talvez você tenha algum amigo ou parente que já tentou parar de fumar, mas não conseguiu”

Usar essas frases coloca a sua audiência diante do problema e faz com que elas se identifiquem nessa situação, mesmo que ela não tenha passado por isso, alguém do círculo de conhecidos com certeza já passou.

Mas porquê um problema?

Quando fazemos uma apresentação podemos identificar nosso público com 3 situações: desafios, oportunidades ou problemas. Mas você sabe qual deles dá mais resultado? Acertou quem disse problema!

O ser humano se comove muito mais com a angústia de algo que o aflige e por consequência se identifica mais ainda com a situação apresentada. A explicação para isso é simples:

Nós vivemos a era da preocupação e os problemas atormentam as pessoas. Quando alguém mostra a possibilidade de resolvê-los, consegue capturar mais a atenção do público. Roberto Shinyashiki

Sem-Título-1Mas claro, além de identificar seu público com o problema também é necessário apontar uma solução.

Esperamos que essas dicas de hoje possam te ajudar a vender suas ideias e pensar pelo menos um pouquinho diferente o modo como vemos apresentações! 😉

Abraços e continue acreditando que apresentações podem mudar o mundo!

 

 

 

 

 

 


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